TV Digital aberta não vai afetar mercado da TV paga, diz ABTA

Luiza Dalmazo

Computerworld

Diretor-executivo da Associação Brasileira de TV por Assinatura diz que “seguramente a TV paga não terá impacto negativo e sim o contrário, já que vai aproveitar sua experiência”.

Não há temor, nem previsões negativas por parte da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), em relação à chegada da TV Digital aberta. Ao contrário, o grupo está bastante otimista com o novo padrão e acredita que poderá obter vantagens. “Seguramente não seremos afetados”, garante o diretor-executivo da Associação, Alexandre Annenberg.

Os benefícios poderão aparecer, segundo o profissional, porque o setor tem experiência no processo de digitalização. Por isso, entre as vantagens que poderá obter ressalta os guias eletrônicos de programação; canais de compras; multicâmeras; recursos de interatividade; serviços de real time e pay-per-view.

De acordo com Alberto Nicolli, coordenador do Comitê de marketing publicitário da ABTA, a TV Digital vai, na verdade, afetar todo o setor de televisão “de forma positiva, porque a imagem e som com mais qualidade vai atrair mais espectadores”. Ele acrescenta que vários canais também já possuem experiências com interatividade e por isso não há motivo para a associação se preocupar com a competitividade da TV aberta e da internet.

Annenberg também diz que quem busca TV por assinatura está interessado em diversidade de canais – a pesquisa Mídia Fatos revela que 64% dos assinantes de TV pagam para ter a disposição mais canais, outros 33% por entretenimento e para acessar informações de outros lugares, 31% procura a programação de filmes e 19% esportes. “As radiodifusoras já anunciaram que vão focar suas ações em imagem e som de alta definição e não em multiprogramação. Mas mesmo se tiver mais oferta de canais na TV aberta, serão poucos.