Las Vegas em Mangaratiba é o que promete noite de boxe com medalhistas olímpicos

Num local paradisíaco, em Mangaratiba, com arquitetura inspirada no estilo polinésio, de frente para a baía da Ilha Grande e cercado por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, um ringue receberá três medalhistas olímpicos brasileiros, entre outros lutadores, para um evento nos moldes dos grandes combates de Las Vegas. Estrelando Robson Conceição (ouro no Rio-2016), Esquiva Falcão (prata em Londres-2012) e Adriana Araújo (bronze em Londres-2012), o Boxing For You chega à sua quinta edição com um diferencial, em busca de investidores e milionários interessados em elevar o boxe a um nível de entretenimento prestigioso, semelhante ao MMA e o UFC. Neste domingo, a partir das 19h20, sete lutas vão agitar a noite do Portobello Resort & Safári, bem próximo ao célebre condomínio em que Neymar tem casa.

Celeiro de pugilistas, o Brasil viu a modalidade ser posta de lado, com atletas migrando para o MMA em busca de prêmios maiores. O Boxing For You tenta frear um pouco essa tendência. Parceiros da Top Rank Boxing, agência americana fundada em 1973 que já promoveu supercombates de Muhammad Ali e Joe Frazier, os organizadores do evento viram o resort como ideal para o acontecimento social ao ar livre capaz de atrair ricaços. Uma tenda plástica transparente foi montada no gramado da marina — quem chegar de barco ao Portobello andará apenas 100 metros até se sentar diante do ringue.

Da mesma forma, quem estiver de helicóptero ou avião terá a chance de ver do alto a estrutura. A tenda tem capacidade para 400 pessoas. Tudo próximo ao safári, com aproximadamente 500 animais das faunas brasileira, europeia e africana, e que é uma das atividades oferecidas aos hóspedes.

— Não é só uma competição. É entretenimento. Tudo é feito igual a Vegas, da iluminação ao som, do posicionamento do locutor à logística. Passei sete anos na Top Rank aprendendo cada detalhe. Me senti pronto para executar agora no Brasil — diz Sergio Batarelli, paulista de 59 anos, ex-campeão mundial de full-contact e CEO do Boxing for You.

Os primeiros investidores sabem que o lucro não virá de imediato. Batarelli prevê de quatro a cinco anos para que os resultados comecem a render e aparecer. É justamente quando espera que o boxe volte a se consolidar como nos moldes de Las Vegas, que se utiliza muito do MGM Grand Arena como palco principal dos seus eventos, o que tornou o hotel uma das principais atrações turísticas da cidade.

Mangaratiba foi escolhida neste momento por estar localizada em um dos estados mais visitados do Brasil, além de ser próxima a Angra dos Reis, onde muitos milionários possuem casas ou passam dias de veraneio.

— Quero limpar a imagem do boxe, dar maior credibilidade. Não tenho pressa, porque viemos para ficar. Temos bons investidores, mas avisei que precisamos de cinco anos. Tudo sem cobrança, com tempo para construirmos, pelo menos, um campeão do mundo.