SP investiga ligação de quadrilha com postos

Patrícia Araújo

G1

Um esquema de postos de combustíveis chefiado por ‘laranjas’ foi desmontado nesta quinta-feira (31) na cidade de São Paulo pela Secretaria da Fazenda do Estado, em parceria com a prefeitura e a Polícia Civil. A polícia não descarta a hipótese dos 43 postos pertencerem a integrantes da quadrilha que atua a partir dos presídios de São Paulo.

Em fiscalização realizada nesta manhã, foram cassadas as inscrições estaduais e lacradas as estruturas dos 43 pontos de venda que, segundo o secretário estadual da Fazenda, Mário Ricardo Costa, tinham uma “demonstração inequívoca de que pertenciam a ‘laranjas’”, já que seus proprietários oficiais não possuíam condições para ser dono de postos.

O esquema foi descoberto durante o recadastramento dos postos de combustíveis para a regularização da documentação. Durante o processo, além dos documentos necessários para a manutenção do posto (certificado da Cetesb, alvará da prefeitura e da Fazenda e certidão da Agência Nacional do Petróleo e dos Biocombustíveis – ANP), são exigidos os comprovantes de imposto de renda do proprietário dos últimos 5 anos, além de ser feita uma entrevista com o proprietário.

Os postos cassados estão localizados em áreas sob administração de nove subprefeituras: 8 postos no Butantã, 4 no Campo Limpo, 7 no M’Boi Mirim, 8 na Capela do Socorro, 7 em Santo Amaro, 5 em Cidade Ademar, 2 na Vila Mariana, um no Jabaquara e um em Parelheiros.

Inquérito

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar os fatos e tentar identificar os proprietários. A fiscalização desta quinta-feira faz parte da operação “De Olho na Bomba”, iniciada em 2005 pelo governo estadual. Desde então, já foram fechados em todo o estado 371 postos de combustível – 307 por venda de combustível adulterado e 64 por suspeita de pertencerem a ‘laranjas’.

Nos postos lacrados nesta quinta, também foram identificadas irregularidades pela prefeitura, como a falta de licença de funcionamento, tanques de combustível antigos e fora do padrão, extintores de incêndio com prazo de validade vencido.

Segundo a Secretaria de Habitação da Prefeitura, a cidade de São Paulo possui cerca de 2 mil postos de combustível. Somente 200 estariam com o alvará em dia. Outros 1,2 mil estão em estudo, e o restante apresenta algum tipo de pendência.